No artigo de hoje vais ficar a conhecer todos os Documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego em nosso guia completo.
O Seguro Desemprego é uma assistência financeira temporária paga pelo governo federal ao trabalhador demitido sem justa causa.
Assim que receber a rescisão de contrato, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário no site do MTE que hoje é respondido no Sine.
O benefício só pode ser pago via depósito em conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o cidadão terá que criar uma conta gratuitamente no banco caso ainda não a tenha.
Documentos Necessários Para Dar Entrada No Seguro Desemprego
No momento do cadastro, é importante ter a Carteira de Trabalho (CTPS) e outros documentos em mãos necessários para dar entrada no seguro desemprego, pois o procedimento só prosseguirá se o cidadão acertar pelo menos quatro das cinco questões iniciais.
Para conseguir fazer a solicitação, é preciso ter em mãos os documentos abaixo:
- Guias do seguro-desemprego
- Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
- Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.