Neste texto falaremos sobre como tirar cópia da Carteira de Trabalho, a partir dessa informação saberá exatamente qual parte da CTPS precisa tirar xerox para o seu trabalho, quais são os dados que são importantes, entre outros detalhes.
Antes de mais nada, é importante que saiba que a Carteira de Trabalho é um documento que registra todas as suas movimentações laborais, e também de emprego. Permitindo verificar os dados sobre o salário, promoções, férias, entre outros detalhes que são extremamente importantes tanto para o empregador como para o funcionário.
A parte mais importante sobre as informações não são apenas as páginas com os registros dos seus empregos, se não também os dados e informações que constam nesse documento. Esses dados permitem que o funcionário ou ex-funcionário de uma empresa seja capaz de solicitar auxílios, licenças, FGTS, entre outros detalhes. E, no caso de demissão sem justa causa, conseguirá solicitar o saque do Fundo de Garantia e também o seguro-desemprego.
Há momentos e diversos motivos para que alguma instituição solicite que sejam tiradas xerox da CTPS, quando isso for necessário será requerido que se avalie o motivo pelo qual está sendo pedido.
Caso precisem apenas das suas informações pessoais será necessário tirar cópia apenas da parte de identificação e da sua assinatura. Essa parte costuma estar nas primeiras páginas. Porém, se for solicitada alguma informação sobre os seus vínculos de emprego ou sobre as empresas, dados relacionados a sua função, entre outros.
Por isso, vale a pena avaliar exatamente o que será necessário e a partir daí encontrar as informações que precisam ser copiadas para que não acabe faltando nenhum dado e tenha o seu processo realizado a partir das cópias que precisa. Porém, sem importar qual for o objetivo que requeira as cópias, é sempre importante tirar xerox das páginas de identidade.
