Como Saber Se Existe Processo De Inventário

Poucos sabem, mas tem como saber se existe processo de inventário em andamento apenas pela internet. A consulta presencial também é possível, mas é um pouco mais trabalhosa.

Neste artigo, vamos relatar como é possível fazer essa consulta pela internet, ou presencialmente, de forma rápida, fácil e ágil.

Tem como saber se existe processo de inventário diretamente no fórum da comarca em que a ação está correndo, ou pelo site do TJ do seu Estado.

Pelo TJ, a consulta é bem simples. Você entra no site e vai na aba “consultar processos”, que geralmente é disponibilizada para ações de primeira ou segunda instância. Com o número do processo em mãos, você consegue fazer a consulta rapidamente.

Como entrar com processo de inventário?

Também é possível checar o status do processo se você tiver o nome dos inventariantes. O número do processo você consegue em uma simples visita ao fórum em que ele foi registrado. A partir daí, é possível verificar o status da ação quando você quiser.

De acordo com as leis brasileiras, você tem em até 60 dias após a morte de uma pessoa para dar entrada no processo de inventário.

O inventário segue um modelo padrão estabelecido pela justiça. Com a ajuda de um advogado, você consegue montar o documento de uma forma organizada, envolvendo todos os beneficiários da situação, caso haja uma herança.

Para organizar tudo, basta fazer um levantamento das informações pessoais de todos os envolvidos (herdeiros, por exemplo), além dos bens que fazem parte do processo.

A decisão judicial

Depois, é decidido se a ação vai caminhar para uma resolução judicial ou extrajudicial. No caso de resoluções extrajudiciais, todo o processo se encerra geralmente entre três e seis meses, já que é um acordo mais simples.

No caso de disputas judiciais, tudo pode se estender por anos. Vai depender do processo de negociação das partes.

Como Saber Se Existe Processo De Inventário
Scroll to top